28/06/2017

Como conseguir um corpo mais definido com a alimentação

Fornecer todas as energias, nutrientes e proteínas para o bom funcionamento de um corpo saudável e equilibrado, sabendo escolher, com peso e medida, entre o bom e o mau alimento é suficiente para tonificar o corpo. Confira abaixo algumas dicas simples vão te ajudar a conquistar um excelente resultado:

– Tomar o café da manhã como um rei. Nem sempre pensamos que até para manter nossas funções vitais o nosso corpo depende de energia, mas durante o sono isso também acontece e, portanto, gastamos energia. Por esse motivo, o café da manhã se torna obrigatório e essencial. Preparar um café da manhã de rei, não significa comer em grande quantidade, sem nenhum critério de qualidade. Deve-se focar no alimentos certos e que tenham benefício para a sua saúde. Carboidratos complexos (pão integral, flocos de aveia), proteínas contidas em laticínios, sementes e frutas secas e, naturalmente, frutas são alguns exemplos do que se deve constar na mesa do café da manhã. As receitas possíveis são variadas, claro!

– Não deixe de comer carboidratos. Os carboidratos são o combustível do corpo. São eles que fornecem energia para atividades imprescindíveis, como a locomoção; e são eles que ajudam na recuperação de esforços físicos. Contudo, é necessário selecionar os carboidratos que consumimos. Devemos consumir alimentos ricos em amido e fibra. Assim, pão integral, massa integral, arroz integrais, batata, e mandioca são exemplos de carboidratos que devem ser consumidos com moderação. Nesta lista podemos adicionar ainda as frutas e os legumes, que embora a maioria das pessoas se esquece, também possuem carboidratos.

– Não deixar de comer gorduras boas. Elas fornecem energia ao corpo em caso de falta de carboidratos; ajudam na absorção das vitaminas A, D, E, e K; ajudam a manter a temperatura adequada do corpo, e funcionam como proteção para órgãos como o cérebro, coração, ossos, nervos e tecidos em caso de quedas, traumas ou impactos. As gorduras boas e que devem ser ingeridas são as monoinsaturadas e as polinsaturadas. Alguns dos alimentos ricos em gorduras boas são: abacate, peixes, amêndoas, nozes, pistaches, sementes de linhaça e chia, azeite de oliva, entre outros.

– Comer proteína em todas as refeições. As proteínas contribuem para a formação dos músculos, fortalecem o sistema imunológico e são a base de muitas funções do sistema nervoso. As proteínas são encontradas, sobretudo, em laticínios, ovos e carnes. Também podemos consumir proteína vegetal em leguminosas como a soja, as ervilhas e o feijão.

– Suplementos alimentares. Por vezes a alimentação pode ser auxiliada por suplementos alimentares, como os da creatina. A creatina está presente na carne, no entanto seria necessário ingerir grandes quantidades para se obter a quantidade de creatina que precisamos. Ela ajuda o corpo a tonificar e construir músculo, e fornece energia durante a prática de atividades diárias e desportivas. Os suplementos alimentares também são uma ótima opção para os vegetarianos.

– Beber muita água. Esta dica é tão evidente que, por vezes, é esquecida. A água desintoxica o corpo, regula as funções do organismo, hidrata peles e cabelos, evita cálculos renais, controla a saciedade, entre outros benefícios. De acordo com a nutricionista Gabriel Cairo Nune, beber água diariamente na quantidade ideal é vital para a saúde e uma poderosa arma contra a celulite; no disfarce das rugas; na redução da retenção de líquido / inchaço (a melhora na circulação evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços); e ainda ajuda no emagrecimento, uma vez que ela auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre, e aumentar a sensação de saciedade se ingerida antes e entre as refeições.

– Fazer diversas refeições ao londo do dia. É preferível fazer de 4 a 6 refeições ao longo do dia, bem dosadas, do que fazer apenas 3 refeições pesadas. Bem dosadas, significa que não é necessário morrer de fome para emagrecer. Pelo contrário, o hábito de permanecer vários horas sem comer é contra indicado para qualquer dieta. Sem uma alimentação frequente, o corpo (como mecanismo de defesa) reduz o metabolismo e aciona a conservação de gordura. Ou seja, quando voltarmos a comer, o corpo irá absorver dos alimentos gordura desnecessária.

Alimentos proibidos se você quiser definir o corpo:

  • Refrigerantes;
  • Comida pronta;
  • Açúcar;
  • Pão branco;
  • Fast-food (Junk Food).

Seguindo estas regras o corpo manterá um bom funcionamento apenas com as atividades corriqueiras, como andar, respirar e falar. A balança da energia, entre o que se consome e o que se gasta, estará sempre equilibrada. Além disso, toda a energia gasta com a prática de exercício será devidamente gerida e utilizada pelo seu organismo.

Fonte: blogvidasaudavel.net